Teste de DNA identifica pacientes com mais chances de ter câncer de próstata

Um estudo feito em mais de 140.000 pacientes americanos encontrou 63 variações genéticas que, quando presentes no código do DNA, aumentam o risco de câncer de próstata. Pesquisadores combinaram essas novas variantes com as mais de 100 anteriormente apontadas como ligadas à doença para desenvolver um exame de DNA que tenta prever quais homens têm mais chances de adoecer, e conseguiram identificar o grupo de 1% em maior risco. São pacientes com probabilidades quase seis vezes maiores de desenvolver esse tipo de câncer do que a média da população porque herdaram muitas dessas variantes de risco.

O estudo aumenta para 170 o número de variações do DNA consideradas como de risco genético para desenvolvimento do câncer de próstata, aproximando os cientistas do uso de informações genéticas para tratamento clínico. Os resultados equipam os médicos com ferramentas práticas para avaliar os pacientes e conseguir um diagnóstico antecipado. O estudo foi publicado no último dia 11 de junho na revista Nature Genetics.

Para identificar marcadores genéticos associados ao risco de câncer de próstata, os pesquisadores usaram “OncoArray”, uma nova análise de DNA. Compararam mais de meio milhão de alterações no código de DNA de 80.000 pacientes com câncer de próstata e de 61.000 voluntários saudáveis. Individualmente, cada uma das 63 variações genéticas encontradas tem apenas um pequeno efeito no risco gerado para o paciente, mas o efeito de herdar múltiplas variantes combinadas pode ser dramático. Os pesquisadores conseguiram identificar o grupo com mais alto risco porque eram aqueles que haviam herdado muitas das variantes genéticas prejudiciais. Os resultados mostram que aqueles que pertenciam ao 1% com maior risco tinham 5,7 vezes mais chances de desenvolver câncer de próstata do que a população geral.

FONTE: O GLOBO

#urologia #câncerdepróstata

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto