Site tem mapa atualizado com dados da Covid-19

Criado por um grupo de profissionais de diversas áreas de atuação, o site Juntos Contra o Covid (https://juntoscontraocovid.org) tem o objetivo de ajudar os cidadãos e agências de saúde pública a identificar pontos atuais e potenciais do vírus pandêmico coronavírus (Covid-19). O trabalho é feito com a participação voluntária do público em geral. Os dados são fornecidos pelos próprios usuários, que informam seu sexo, idade e o endereço onde vivem. Também dizem se foram vacinados contra gripe e testados para Covid-19 e se tiveram sintomas compatíveis com os da doença causada pelo coronavírus. Respondem ainda se têm algum problema de saúde, se entraram em contato com casos suspeitos ou confirmados e se viajaram para algum local onde há a chamada transmissão comunitária, ou seja, onde o vírus circula livremente. A única informação pessoal fornecida é um endereço de e-mail, que é mantido em sigilo.

Com os dados coletados, a equipe analisa milhares de  relatórios e faz o mapeamento para gerar visões nacionais da infecção pelo coronavírus, auxiliando assim autoridades do setor e pesquisadores com informações anônimas em tempo real, que podem ajudar a encerrar a pandemia e impedir que o vírus se alastre. Quem entra no site pode checar no mapa quantos pontos azuis, amarelos e vermelhos existem em uma região e entender, assim, até que ponto aquela é ou não uma área de risco de Covid-19.

“Queremos conscientizar as pessoas sobre a presença do coronavírus onde elas moram. Mas a gente ressalta que, mesmo onde só há pontos azuis, não significa que o vírus não esteja presente, porque até 30% das infecções podem ser assintomáticas”, diz Faissal Nemer Hajar, um dos idealizadores do projeto. Até o momento, quase 170 mil pessoas já contribuíram com suas informações.

Fonte: com informações da BBC News