O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF, na sigla em inglês) divulgou, recentemente, um dado preocupante: um aumento de 58% nos casos da doença até 2035. O documento intitulado “Dieta, nutrição, atividade física e câncer: Uma perspectiva global” ressalta que o excesso de peso e a obesidade, somados ao estilo de vida moderno, com pouco exercício físico e a ingestão exagerada de comida industrializada, são os principais fatores no desenvolvimento da patologia.
Ainda de acordo com o estudo, no ano de 2012, 14,1 milhões de casos da doença em todo o mundo foram diagnosticados, sendo 7,4 milhões em homens e 6,7 milhões em mulheres. A estimativa da WCRF é que, em 2035, esse número alcance 24 milhões de pessoas com a enfermidade.
No Brasil, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no País entre 2018 e 2019. Só para este ano, são esperados 582 mil registros.
O levantamento aponta que, a cada dez casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Entre os tipos de cânceres com maior incidência em ambos os sexos está o câncer de pele não melanoma, que é um tipo de tumor menos letal. No caso específico dos homens, o câncer de próstata é o mais frequente, presente em 31,7% dos casos. Já no caso das mulheres, o câncer de mama é o de maior representatividade, com 29,5% dos tumores.
FONTE: O TEMPO
#câncer #urologia