Vasectomia

O que é Vasectomia?

A vasectomia é um método de esterilização masculina, onde se interrompe definitivamente o canal (ducto deferente) que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra prostática. Desta forma o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais, mas sem espermatozoides.

Fica interrompida a “estrada” que leva os espermatozoides produzidos nos testículos para uretra e consequentemente, impedindo sua saída durante a relação sexual.

A vasectomia é considerada um método de esterilização e não de anticoncepção (temporário) como a pílula e DIU, usados pelas mulheres.

Vasectomia, figura ilustrativa

Quem pode fazer Vasectomia? Qual a lei (Legislação) sobre a Vasectomia?

De acordo com a lei 9.263, publicada no Diário Oficial da União em Agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, a vasectomia pode ser feita em qualquer homem com mais de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez do cônjuge poderá gerar risco de vida. Ou seja, a legislação brasileira permite que a vasectomia seja realizada mesmo em quem não tem filhos.

Porém não é tão incomum os homens se casarem novamente e a nova parceira e ele desejarem ter filhos. Devendo haver entendimento/esclarecimento sobre o tema entre urologista e paciente. Explicando em detalhes todas as dúvidas sobre a vasectomia.

Os planos de saúde muitas vezes requerem uma série de documentos, como por exemplo: comprovação de união estável, certidão de nascimento dos filhos e avaliação com psicólogo, para liberarem a realização da vasectomia.

Como é realizada a Vasectomia? Vasectomia dói?

A vasectomia para maior conforto, segurança e analgesia deve ser realizada em ambiente de centro cirúrgico hospitalar.

A realização de anestesia endovenosa (sedação), associada à anestesia local, traz enorme conforto para os pacientes, que praticamente não sentem dor e dormem durante cirurgia. O que facilita a cirurgia e minimiza as complicações.

Como é o pós-operatório da vasectomia?

O paciente que realiza vasectomia deve ficar de repouso no primeiro dia da cirurgia, evitando qualquer tipo de atividade física por pelo menos 3 dias. Analgésicos e anti-inflamatórios conseguem trazer ótima analgesia no pós-operatório.

A atividade sexual é liberada, normalmente, após 1 semana da cirurgia. Existe necessidade de verificar ausência de espermatozoides no líquido ejaculado, antes de deixar de utilizar algum método de anticoncepção (preservativo ou anticoncepcional, por exemplo). Normalmente um espermograma é pedido com 3 meses da cirurgia, uma vez que, os espermatozoides que ficam do ponto de secção do deferente até a próstata poderiam fecundar o óvulo e levar a uma gravidez indesejada.

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto