O que é?
A varicocele corresponde à dilatação das veias do plexo pampiniforme, veias localizadas na região escrotal, que confluem e drenam para abdome.
Acometendo até cerca de 20% dos homens em graus variáveis. Ocorre devido ao refluxo venoso, comprometendo quase sempre o lado esquerdo em 80-90% (por questões anatômicas), mas pode ser bilateral.
A localização unilateral à direita é rara e geralmente é secundária a outras patologias. As complicações associadas à varicocele são oligospermia, infertilidade e atrofia testicular.
DIAGNÓSTICO DE VARICOCELE, QUANDO SUSPEITAR?
A varicocele tem como queixa mais comum a dor testicular ou “desconforto em peso” escrotal, que piora ao final do dia. Alguns pacientes referem aparecimento de “varizes” em região escrotal nos estágios mais avançados. O diagnóstico é eminentemente clínico, com anamnese e exame físico. Exames complementares, como a ultrassonografia, podem ser solicitados para descartar outras patologias caso se tenha alguma dúvida quanto ao diagnóstico.
Ao exame físico dirigido para varicocele:
Inspeção: pode ser visível (grau 3)
Palpação:
– As veias varicosas (não visíveis) podem ser palpáveis com paciente em posição ortostática (grau 2). Apresentando textura característica conhecida como “bolsa de vermes”.
– As veias varicosas (não visíveis) podem ser palpáveis em manobra de Valsalva (grau 1).
Classificação da varicocele:
É classificada como:
• grau 1 (palpável somente em Valsalva),
• grau 2 (palpável em posição ortostática, mas não visível),
• grau 3 (facilmente visível).
TRATAMENTO
Normalmente são manejadas conservadoramente com analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides.
Varicocele pode ser descoberta em investigação de homens com infertilidade, acredita-se que o procedimento cirúrgico melhore a qualidade do esperma e contribua para a fertilidade.
A CIRURGIA (CORREÇÃO DA VARICOCELE):
Se houver sintomatologia importante de dor e desconforto e/ou atrofia testicular, o paciente deve fazer avaliação anestésica para realizar a cirurgia.
A correção cirúrgica da varicocele é realizada em caráter hospitalar, com raquianestesia e sedação para maior conforto e segurança do paciente. Com internação curta de menos de 24 horas. Muitas vezes opera pela manhã e tem alta hospitalar à tarde.
Há necessidade de repouso relativo por 7 a 14 dias para melhor cicatrização da área operada. Incisão em região inguinal. A utilização de lupas de magnificação ou microscopia cirúrgica ajudam muito nos resultados e minimizam o risco de ligadura arterial (por engano) durante a cirurgia.
A recuperação pós-operatória é relativamente tranquila e o uso de analgésicos e anti-inflamatórios conseguem ótima analgesia e conforto para o paciente.