Outubro Rosa, Novembro Azul, Janeiro Branco. Esse calendário especial, que inclui outras cores e datas, tem ajudado a alertar a população sobre a necessidade de se cuidar e se prevenir contra doenças graves. É uma forma que entidades do setor da saúde encontraram para reforçar o combate a esses males, como vários tipos de câncer, e intensificar a quantidade de informações e dicas para a conscientização da necessidade de idas frequentes ao médico e da realização de exames preventivos. São medidas que se incluídas na rotina de cuidados pessoais auxiliam na detecção precoce da doença e na cura.
A ideia principal das ações é que todos disseminem as informações e que falem sobre o assunto para um grupo cada vez maior. Em março, por exemplo, o azul-escuro ajuda a lembrar sobre a prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon ou do reto, que atinge a extremidade inferior do sistema digestivo.
Cada doença é lembrada por uma tonalidade:
Branco – A cor branca toma conta do mês de janeiro. O alerta é sobre a saúde mental. Devemos lembrar o quão importante é cuidarmos não apenas do corpo mas também da mente, para que possamos ter equilíbrio e bem-estar.
Roxo – A tonalidade traz a consciência para três patologias: o Lúpus, o mal de Alzheimer e da fibromialgia. A campanha que utiliza a cor como símbolo ocorre durante fevereiro.
Laranja– O tom alaranjado tem a missão de fazer importantes alertas: sobre o combate à leucemia (em fevereiro) e sobre a luta diante do câncer de pele (em dezembro).
Azul – O azul aparece no calendário em dois meses. Em abril, ela ajuda a levantar a bandeira em torno do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O tom também surge em novembro para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata.
Amarelo– É aproveitando o tom dos raios de Sol que o amarelo é lembrado em maio, quando inspira a prevenção de acidentes de trânsito lembrando que pedestres e condutores têm direitos e deveres nas vias. Ele volta a aparecer no calendário especial em julho para alertar sobre os perigos do câncer ósseo e das hepatites virais.
Vermelho – O tom vibrante pinta os meses de maio, junho, setembro e dezembro para alertar, respectivamente, sobre a hepatite, o Dia Mundial do Doador de Sangue, a saúde geral do coração e a prevenção e combate aos males da Aids.
Dourado – O dourado foi escolhido especialmente para representar as ações tomadas durante a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto.
Verde – Serve como cor para as campanhas em torno da doação de órgãos e da prevenção ao câncer de intestino. Ambos os projetos ocorrem durante o mês de setembro.
Rosa – O chamado Outubro Rosa talvez seja uma das ações mais conhecidas dentro do calendário das cores da Saúde em toda a temporada. Nesse período, o lembrete é destinado para que as mulheres fiquem de olho na prevenção ao câncer de mama.
Fonte: Diário do Grande ABC