O que é?
Cistite não complicada é definida como cistite aguda, esporádica ou recorrente, limitada a mulheres não grávidas sem anormalidades anatômicas e funcionais relevantes conhecidas no trato urinário ou comorbidades.
CISTITE É MUITO COMUM?
Quase metade de todas as mulheres experimentará pelo menos um episódio de cistite durante a vida. Quase uma em cada três mulheres terá pelo menos um episódio de cistite até completar 20 anos de idade.
QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA CISTITE?
Os fatores de risco incluem relações sexuais, uso de espermicidas, um novo parceiro sexual, uma mãe com histórico de Infecção do Trato Urinário (ITU) e histórico de ITU durante a infância. Além de constipação intestinal ou situações que favoreçam entrada de fezes ou suor com fezes na vagina.
O uso do chuveirinho para limpar as fezes pode propiciar a entrada de fezes na vagina e causar infecção urinária.
QUAL É A PRINCIPAL BACTÉRIA CAUSADORA DE CISTITE?
A maioria dos casos de cistite não complicada é causada pela E. coli, presente nas fezes da própria paciente.
DIAGNÓSTICO DE CISTITE NÃO COMPLICADA
Diagnosticar cistite não complicada em mulheres que não têm outros fatores de risco para infecções complicadas do trato urinário com base em história clínica (sintomas urinários e ausência de corrimento vaginal):
- sintomas do trato urinário inferior (disúria, frequência e urgência);
• ausência de corrimento vaginal ou prurido.
TRATAMENTO DE CISTITE NÃO COMPLICADA
O tratamento inicial recomendado é com fosfomicina 3 gramas dose única ou macrodantina 100 mg 3-4 vezes por dia durante 3-5 dias.