Vasectomia

O que é Vasectomia?

A vasectomia é um método de esterilização masculina, onde se interrompe definitivamente o canal (ducto deferente) que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra prostática. Desta forma o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais, mas sem espermatozoides.

Fica interrompida a “estrada” que leva os espermatozoides produzidos nos testículos para uretra e consequentemente, impedindo sua saída durante a relação sexual.

A vasectomia é considerada um método de esterilização e não de anticoncepção (temporário) como a pílula e DIU, usados pelas mulheres.

Vasectomia, figura ilustrativa

Quem pode fazer Vasectomia? Qual a lei (Legislação) sobre a Vasectomia?

De acordo com a lei 9.263, publicada no Diário Oficial da União em Agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, a vasectomia pode ser feita em qualquer homem com mais de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez do cônjuge poderá gerar risco de vida. Ou seja, a legislação brasileira permite que a vasectomia seja realizada mesmo em quem não tem filhos.

Porém não é tão incomum os homens se casarem novamente e a nova parceira e ele desejarem ter filhos. Devendo haver entendimento/esclarecimento sobre o tema entre urologista e paciente. Explicando em detalhes todas as dúvidas sobre a vasectomia.

Os planos de saúde muitas vezes requerem uma série de documentos, como por exemplo: comprovação de união estável, certidão de nascimento dos filhos e avaliação com psicólogo, para liberarem a realização da vasectomia.

Como é realizada a Vasectomia? Vasectomia dói?

A vasectomia para maior conforto, segurança e analgesia deve ser realizada em ambiente de centro cirúrgico hospitalar.

A realização de anestesia endovenosa (sedação), associada à anestesia local, traz enorme conforto para os pacientes, que praticamente não sentem dor e dormem durante cirurgia. O que facilita a cirurgia e minimiza as complicações.

Como é o pós-operatório da vasectomia?

O paciente que realiza vasectomia deve ficar de repouso no primeiro dia da cirurgia, evitando qualquer tipo de atividade física por pelo menos 3 dias. Analgésicos e anti-inflamatórios conseguem trazer ótima analgesia no pós-operatório.

A atividade sexual é liberada, normalmente, após 1 semana da cirurgia. Existe necessidade de verificar ausência de espermatozoides no líquido ejaculado, antes de deixar de utilizar algum método de anticoncepção (preservativo ou anticoncepcional, por exemplo). Normalmente um espermograma é pedido com 3 meses da cirurgia, uma vez que, os espermatozoides que ficam do ponto de secção do deferente até a próstata poderiam fecundar o óvulo e levar a uma gravidez indesejada.

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat