Site tem mapa atualizado com dados da Covid-19

Criado por um grupo de profissionais de diversas áreas de atuação, o site Juntos Contra o Covid (https://juntoscontraocovid.org) tem o objetivo de ajudar os cidadãos e agências de saúde pública a identificar pontos atuais e potenciais do vírus pandêmico coronavírus (Covid-19). O trabalho é feito com a participação voluntária do público em geral. Os dados são fornecidos pelos próprios usuários, que informam seu sexo, idade e o endereço onde vivem. Também dizem se foram vacinados contra gripe e testados para Covid-19 e se tiveram sintomas compatíveis com os da doença causada pelo coronavírus. Respondem ainda se têm algum problema de saúde, se entraram em contato com casos suspeitos ou confirmados e se viajaram para algum local onde há a chamada transmissão comunitária, ou seja, onde o vírus circula livremente. A única informação pessoal fornecida é um endereço de e-mail, que é mantido em sigilo.

Com os dados coletados, a equipe analisa milhares de  relatórios e faz o mapeamento para gerar visões nacionais da infecção pelo coronavírus, auxiliando assim autoridades do setor e pesquisadores com informações anônimas em tempo real, que podem ajudar a encerrar a pandemia e impedir que o vírus se alastre. Quem entra no site pode checar no mapa quantos pontos azuis, amarelos e vermelhos existem em uma região e entender, assim, até que ponto aquela é ou não uma área de risco de Covid-19.

“Queremos conscientizar as pessoas sobre a presença do coronavírus onde elas moram. Mas a gente ressalta que, mesmo onde só há pontos azuis, não significa que o vírus não esteja presente, porque até 30% das infecções podem ser assintomáticas”, diz Faissal Nemer Hajar, um dos idealizadores do projeto. Até o momento, quase 170 mil pessoas já contribuíram com suas informações.

Fonte: com informações da BBC News

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat