Saiba quais são as doenças íntimas mais comuns entre os homens

Os homens costumam se cuidar bem menos que as mulheres, principalmente quando o assunto é saúde íntima. Porém, a ala masculina precisa ficar atenta, pois higiene básica pode prevenir uma série de doenças, inclusive o câncer. Além disso, a recomendação é fazer exames de rotina de próstata a partir dos 50 anos.

Pesquisa recente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) mostra que um a cada quatro brasileiros foi ou conhece alguém que foi diagnosticado com câncer de próstata. Segundo o levantamento, 67% sabem que deveriam passar pelo exame de toque e 42%, que deveriam fazer o PSA [exame de sangue], porém 22% dos brasileiros fazem exame de próstata e 20% de PSA.

Segundo o presidente da SBU-SP (Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo), Flavio Trigo, o cenário está mudando graças a campanhas de conscientização e à ajuda das parceiras. “Elas cobram que os companheiros se cuidem da mesma forma que elas”.

O homem jovem não tem a obrigatoriedade de ir ao urologista todo ano como as mulheres vão ao ginecologista. Porém, o ideal é procurar o especialista quando perceber algo estranho no corpo ou a partir dos 40, 50 anos para os exames periódicos. No entanto, os cuidados com a saúde devem ser feitos durante toda a vida.

Veja a seguir as principais doenças que atingem os homens:

 Câncer de pênis – A questão da má higienização pode ser uma porta de entrada para várias infecções ou doenças que podem facilitar o surgimento do câncer de pênis com o tempo. O tratamento é apenas cirúrgico.

Câncer de próstata – O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima 61.200 novos casos de câncer de próstata em 2016 e 2017 no Brasil. Quando diagnosticada em estágio inicial, a doença tem 90% de chances de cura. Como não costuma apresentar sintomas no início, a recomendação é de que homens a partir dos 50 anos façam os exames de próstata e de PSA anualmente.

Deficiência androgênica do adulto – Outra doença comum em homens é a deficiência androgênica do adulto, mais conhecida como andropausa, e ocorre quando há queda da testosterona. O problema se manifesta após os 50 anos com perda de massa muscular, perda de libido [vontade de fazer sexo] e alterações de humor — que podem ser confundidas com depressão.

Disfunção erétil – A disfunção erétil, conhecida popularmente como impotência sexual, tem como causas fatores como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, idade avançada e sedentarismo, e é uma condição relativamente comum, explica o urologista. Entre 10% e 15% dos homens terão algum problema sexual ao longo da vida, seja na ereção ou libido.

Fimose – A fimose não é especificamente uma doença, mas sim uma situação em que o prepúcio [pele que recobre o pênis] dificulta a exposição da glande — popularmente conhecida como cabeça do pênis. Essa pele pode causar desconforto durante a relação sexual e dificulta a higiene. Somente se a pele provocar incômodo, é necessário removê-la porque machuca.

Hiperplasia prostática benigna – As causas da hiperplasia prostática benigna, mais conhecida como aumento da próstata, são desconhecidas, mas a condição é bastante comum em homens com mais de 50 anos. Em parte dos homens, a próstata pode comprimir o canal da uretra e causar sintomas urinários. A pessoa tem vontade de ir ao banheiro toda hora, urina várias vezes à noite ou não consegue fazer xixi.

HPV – As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são normalmente causadas pela ausência do uso de preservativo na hora da relação. Porém algumas delas, como HPV e herpes genital, podem ocorrer mesmo com o uso da camisinha, já que a contaminação se dá por meio do contato das mucosas e fluidos sexuais de alguém que esteja com a doença.

Fonte: NoticiasR7.com

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat