Reversão da Vasectomia

A reversão de Vasectomia: como é feita?

A reversão de vasectomia é realizada com utilização de magnificação de imagens com auxílio de microscopia/ lupas de magnificação, uma vez que, as estruturas operadas são bastante delicadas.

Realizada em ambiente hospitalar, para maior conforto e segurança do paciente. Utilizando-se raquianestesia e sedação, com alta hospitalar em 24 horas.

Reversão da Vasectomia - Microscópio Cirúrgico

Reversão de Vasectomia dá certo?

Sim, ela tem grande chance de dar certo!

Porém, o potencial de fertilidade do homem vai caindo proporcionalmente ao tempo em que ele foi vasectomizado: até 3 anos tem chance de obter espermatozoides no ejaculado em 97% e taxa de gravidez de 78%; de 3-8 anos taxa de gravidez de 53% e entre 8-14 anos taxa de gravidez é de 44%.

Isto acontece porque os testículos continuam a produzir espermatozoides que não saem mais na ejaculação. Estes (espermatozoides) morrem e são absorvidos pelo organismo. Formando-se substâncias no sangue contra eles. Estas substâncias são conhecidas por anticorpos (anticorpos: “antiespermatozoides”).

Se o paciente se submete à reversão da vasectomia e tornam os deferentes (canal bilateral que leva os espermatozoides dos testículos até a próstata) viáveis à passagem dos espermatozoides, a parte mecânica fica adequada, porém a qualidade dos espermatozoides ainda estaria prejudicada, uma vez que, existem os anticorpos (“antiespermatozoides”) e parte dos espermatozoides poderia ser danificada e ficar sem condições de fecundar o óvulo da mulher.

Porém ainda seria uma boa forma de busca pela paternidade. Sem tratamento com hormônios para a mulher e sem necessidade de congelar e manter os embriões. Além de não ter o conflito ético/religioso do descarte dos embriões não utilizados.

Alguns milhões de espermatozoides ainda podem permanecer saudáveis e aptos à fecundação. Sem, necessariamente, aumentar o risco paterno de alterações genéticas para o feto.

A reversão da vasectomia deve sempre ser cogitada e discutida como primeiro método para um casal que deseja ter filhos e o homem é vasectomizado.

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat