Pesquisa mostra negligência com a prevenção do câncer de próstata

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Instituto Oncoguia e a multinacional Bayer aponta que o câncer de próstata tem merecido pouca atenção dos torcedores homens brasileiros. Os pesquisadores foram aos estádios de futebol do País para ver como eles avaliavam a saúde. Os torcedores entrevistados temem mais o câncer em geral (29%) e as doenças cardiovasculares (20%). Poucos se atentam ao câncer de próstata (10%), mesmo sendo o segundo tipo de câncer mais prevalente na população masculina – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Até o final deste ano, o câncer de próstata atingirá mais de 60 mil homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A pesquisa trouxe dados interessantes:  apesar de 76% identificarem o toque retal como um exame importante para o diagnóstico da doença, 48% dos entrevistados afirmaram acreditar que o machismo é o principal motivo pelo qual os homens não fazem o exame.

Outra constatação da pesquisa: embora 62% dos entrevistados afirmem já ter ido ao urologista, 34% não fazem o acompanhamento recomendado pelos médicos, pois se consideram saudáveis. E um dado preocupante: entre os entrevistados com mais de 60 anos, cerca de 27% nunca fizeram o exame de toque. A pesquisa foi realizada nas sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife) com maior incidência da doença segundo o INCA, e entrevistou 1.062 homens acima dos 40 anos.

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat