“Meses coloridos” ajudam na prevenção de doenças e fortalecem conscientização

Outubro Rosa, Novembro Azul, Janeiro Branco. Esse calendário especial, que inclui outras cores e datas, tem ajudado a alertar a população sobre a necessidade de se cuidar e se prevenir contra doenças graves. É uma forma que entidades do setor da saúde encontraram para reforçar o combate a esses males, como vários tipos de câncer, e intensificar a quantidade de informações e dicas para a conscientização da necessidade de idas frequentes ao médico e da realização de exames preventivos.  São medidas que se incluídas na rotina de cuidados pessoais auxiliam na detecção precoce da doença e na cura.

A ideia principal das ações é que todos disseminem as informações e que falem sobre o assunto para um grupo cada vez maior. Em março, por exemplo, o azul-escuro ajuda a  lembrar sobre a prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon ou do reto, que atinge a extremidade inferior do sistema digestivo.

Cada doença é lembrada por uma tonalidade:

Branco –  A cor branca toma conta do mês de janeiro. O alerta é sobre a saúde mental. Devemos lembrar o quão importante é cuidarmos não apenas do corpo mas também da mente, para que possamos ter equilíbrio e bem-estar.

Roxo –  A tonalidade traz a consciência para três patologias: o Lúpus, o mal de Alzheimer e da fibromialgia. A campanha que utiliza a cor como símbolo ocorre durante fevereiro.

Laranja– O tom alaranjado tem a missão de fazer importantes alertas: sobre o combate à leucemia (em fevereiro) e sobre a luta diante do câncer de pele (em dezembro).

Azul – O azul aparece no calendário em dois meses. Em abril, ela ajuda a levantar a bandeira em torno do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O tom também surge em novembro para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata.

Amarelo– É aproveitando o tom dos raios de Sol que o amarelo é lembrado em maio, quando inspira a prevenção de acidentes de trânsito lembrando que pedestres e condutores têm direitos e deveres nas vias. Ele volta a aparecer no calendário especial em julho para alertar sobre os perigos do câncer ósseo e das hepatites virais.

Vermelho – O tom vibrante pinta os meses de maio, junho, setembro e dezembro para alertar, respectivamente, sobre a hepatite, o Dia Mundial do Doador de Sangue, a saúde geral do coração e a prevenção e combate aos males da Aids.

Dourado – O dourado foi escolhido especialmente para representar as ações tomadas durante a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto.

Verde – Serve como cor para as campanhas em torno da doação de órgãos e da prevenção ao câncer de intestino. Ambos os projetos ocorrem durante o mês de setembro.

Rosa – O chamado Outubro Rosa talvez seja uma das ações mais conhecidas dentro do calendário das cores da Saúde em toda a temporada. Nesse período, o lembrete é destinado para que as mulheres fiquem de olho na prevenção ao câncer de mama.

Fonte: Diário do Grande ABC

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat