Estudo científico aponta que ressonância é eficaz para detectar o câncer de próstata

Estudo publicado pela revista científica Lancet indicou que no lugar da biópsia, exame muito invasivo, os homens com suspeita de câncer de próstata poderiam realizar uma ressonância magnética e ter o dobro de chances de detectar corretamente a gravidade do tumor. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após um grande ensaio clínico, feito com 576 homens. E especialistas acreditam que os resultados podem influenciar uma mudança de prática médica, já que é considerado “o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em décadas, com o potencial de salvar muitas vidas”, informou por meio de nota a instituição Cancer UK.

O câncer de próstata é o que mais assombra o sexo masculino em todo o mundo.  No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens: um em cada 36 brasileiros morrerá dessa doença, de acordo com o Inca.  O estudo mostrou que uma ressonância magnética detecta 93% dos cânceres agressivos de próstata, em comparação com 48% detectados em uma biópsia.

Fonte: O Globo

 

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat