Epididimite

O que é?

Epididimite da mesma forma que a orquite, também pode ser aguda ou crônica. O processo inflamatório inicia-se na cauda do epidídimo e progride por todo o órgão.

Em crianças, está associada à infecção urinária e até a balanopostite secundária à fimose. Em adultos jovens é, geralmente, simultâneo a doenças sexualmente transmissíveis, e no idoso pode estar associada à HPB e manipulação urológica.

A epididimite crônica pode ser secundária a surtos da aguda. A epididimoalgia (dor testicular de origem no epidídimo) da mesma forma que a orquialgia crônica, é geralmente idiopática.

O diagnóstico, além das análises laboratoriais, inclui uma ultrassonografia escrotal com Doppler para afastar uma torção aguda.

O tratamento é baseado em medidas específicas (antibioticoterapia). Eventualmente, em caso de dores persistentes, pode ser realizada a epididimectomia.

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat