Cirurgias Minimamente Invasivas (Videolaparoscópicas e Robóticas)

Cirurgia Videolaparoscópica

É um procedimento minimamente invasivo que possibilita a abordagem dos órgãos internos por meio de pequenas incisões. É realizada com o auxílio de uma câmera conectada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal, sendo as estruturas manipuladas com auxílio de pinças.

Hoje em dia, praticamente não há contraindicações para a realização desta técnica. Na urologia e na cirurgia oncológica ela pode ser utilizada em uma grande variedade de procedimentos, trazendo benefícios aos pacientes como: menor tempo de hospitalização, retorno mais rápido às atividades profissionais, menos dor e chance de infecção de ferida operatória com um excelente resultado estético.

O procedimento é realizado sob anestesia geral, em seguida são introduzidos os trocateres, por onde é insuflado com gás carbônico, a câmera e as pinças. Com isso se ganha espaço na cavidade para poder realizar o procedimento.

Exemplo de uma cirurgia por videolaparoscopia é a Prostatectomia Radical que consiste na remoção cirúrgica da próstata devido a câncer de próstata. Outro procedimento muito realizado é a Nefrectomia radical e parcial, ou seja, remoção do rim ou parte dele por técnica minimamente invasiva.

Nefrectomia parcial videolaparoscópica, arquivo Dr Fernando Zapparoli

Cirurgia Robótica

A cirurgia Robótica é um refinamento da cirurgia videolaparoscópica, onde um Robô auxilia no procedimento. A máquina é comandada totalmente pelo médico, ou seja, ela reproduz os movimentos do cirurgião, que comanda todo o procedimento em um console próximo a mesa cirúrgica onde está o paciente. Ao lado do paciente fica o cirurgião auxiliar que introduz e troca as pinças através dos trocateres.

A tecnologia trabalha a favor da cirurgia e do cirurgião. Vários estudos demonstram que cirurgiões laparoscópicos experientes com centenas de cirurgias realizadas com sucesso, adaptam à tecnologia robótica com extrema facilidade e rapidez.

Diferentemente do cirurgião que não sabe realizar a cirurgia laparoscópica e vai iniciar na técnica minimamente invasiva, onde os tempos cirúrgicos são bastante diferentes dos da técnica aberta.

Cirurgia Robótica

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat