Campanha marca Dia Mundial sem Tabaco e incentiva dicas contra o câncer

Estudo realizado em 2017, com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostrou que 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo (12,6% das mortes anuais no País) e R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade. Naquele ano, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata, todos os anos, mais de sete milhões de pessoas no planeta; destas, 890 mil são fumantes passivos. A OMS estima ainda que 1,2 bilhão de pessoas sejam fumantes no mundo e, em 2030, o hábito será responsável por 10 milhões de mortes por ano. Atualmente, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 65 anos. Segundo o INCA, o fumo é responsável também por 25% das mortes causadas por doença coronariana (entre elas o Acidente Vascular Cerebral), 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer, como de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero.

O Dia Mundial sem Tabaco é uma data celebrada anualmente. Criada pelos estados membros da OMS, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do cigarro, as estratégias da indústria e as ações da OMS para o controle do tabagismo. A campanha também visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadoras deste hábito que está cada vez mais em desuso.

Fonte: INCA

As informações contidas neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exame e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Resp. Técnico - Dr. Fernando Zapparoli • CRM 108928 (SP) • 40021 (MG)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

onde estamos

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

Avenida 25, 833 (Entre as Ruas 20 e 22)
Centro – Barretos | SP

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Rua Jaci, 3134 – Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

fale conosco

CONTATO

Para agendamento de consultas, dúvidas, ou sugestões, fale com a gente!

BARRETOS

Instituto de Medicina Avançada (IMA)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

INCA | Instituto do Câncer - Rio Preto

Open chat