Hiperplasia Prostática Benigna

6 de setembro de 2017
Exibir Tudo

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição clínica frequente, acometendo mais de 50% dos homens a partir dos 60 anos de idade. Suas manifestações clínicas ocasionam sintomas urinários, piorando a qualidade de vida. Cerca de 30% dos homens irão tratar os sintomas decorrentes da HBP e 10% vão se submeter à cirurgia.

Sintomas
Os sintomas originados pelos problemas da próstata são muito semelhantes e podem incluir um ou vários dos seguintes:
• Jato de urina muito fraco ou reduzido.
• Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite.
• A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
• Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
• Dificuldade de interromper o ato de urinar.
• Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
• Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
• Necessidade premente de correr ao banheiro – pode, inclusive, ocorrer que a urina vaze antes que chegue lá.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, mas é recomendado realizar, além da anamnese e toque retal, uma análise do sedimento urinário e dosagem do PSA. Ultrassom, urofluxometria e estudo urodinâmico, devem ser solicitados em casos duvidosos ou durante uma evolução não usual do tratamento instituído.

Tratamento
O tratamento da HBP visa aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Pode ser medicamentoso ou cirúrgico, de acordo com avaliação clínica do médico. Pacientes com sintomas leves devem ser observados e seguidos anualmente, e os que apresentam sintomas moderados ou severos devem ser tratados.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)