Gibi orienta sobre prevenção ao câncer de pênis

Saúde do homem: prevenção é o caminho
25 de julho de 2019
Exibir Tudo

Gibi orienta sobre prevenção ao câncer de pênis

A Sociedade Brasileira de Urologia está relançando o gibi “Jogue limpo com seu amigo”, com orientações para prevenir o câncer de pênis. Originalmente feito para uma campanha realizada em 2007, a publicação volta agora revisada. O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus humano) e o câncer de pênis. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

A manifestação clínica mais comum do câncer de pênis é uma ferida ou úlcera persistente, ou também uma tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis. A presença de um desses sinais, associados a uma secreção branca (esmegma), pode ser uma indicação de câncer no pênis. Quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento e é facilmente curado. É importante, ao fazer a higiene íntima, realizar o autoexame do pênis. No autoexame, os homens devem estar atentos aos seguintes sinais: perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas; feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico e apresentem secreções e mau cheiro;
tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.

Ao observar qualquer um desses sinais, é necessário procurar seu urologia de confiança imediatamente. A prevenção é feita com higiene adequada e uso da camisinha e o diagnóstico precoce é fundamental.

Para baixar o gibi: https://portaldaurologia.org.br/noticias/veja-como-prevenir-o-cancer-de-penis/