Exame de urina poderá detectar câncer de próstata

Um simples exame na urina poderá revelar se homens desenvolverão câncer de próstata cinco anos antes do seu aparecimento, revelou um grupo de cientistas britânicos. O teste revolucionário poderá ajudar a salvar milhões de vidas em todo o mundo e evitar com que muitos homens sejam sujeitos a biopsias invasivas e dolorosas. Estima-se ainda que um em cada seis homens terá diagnóstico de câncer de próstata ao longo da sua vida, mas só um em cada 35 falecerá devido a esta doença. Além disso, mais da metade dos casos não manifestem qualquer tipo de sintomas, e como tal os médicos costumam diagnosticar o tumor já sua fase mais avançada, quando também já se tornou mais agressivo.
Agora, um grupo de cientistas da Universidade de East Anglia (UEA), em Norwich, no Reino Unido, desenvolveu o teste capaz de detectar, através da urina, alterações que ocorrem em genes específicos. Nos ensaios clínicos iniciais que envolveram 537 homens, o exame previu se os indivíduos necessitavam de realizar mais testes ou se necessitavam de ser submetidos a algum tipo de tratamento.
O professor, investigador e médico Jeremy Clark, da Faculdade de Medicina da UEA, disse em declarações ao jornal The Sun: “O teste conseguiu prever com exatidão a progressão da doença até cinco anos antes de ser detectada através dos exames invasivos tradicionais, como a realização de biopsias”. Acrescentando: “O teste tem um enorme potencial de transformar o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata”.
Fonte: Jornal Notícias ao Minuto Brasil