Exame de saliva para detectar risco de câncer de próstata entra em fase de teste

Dados do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido (ICR, na sigla em inglês) indicam que um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata em algum momento de sua vida. A doença é uma das formas mais comuns de câncer entre indivíduos do gênero masculino em países desenvolvidos e a possibilidade de diminuir sua incidência é um dos objetivos da medicina uro-oncológica, que está, inclusive, desenvolvendo um simples teste para descobrir a doença em grupos de risco.

O novo método, que acaba de entrar em fase de testes no Reino Unido, consiste em um exame de saliva. A partir da coleta do material, os cientistas do ICR analisarão mais de 150 marcadores de DNA e encontrar quais são os pacientes com maiores chances de desenvolver a doença. Os pesquisadores estruturaram o teste após um grande estudo genético sobre o câncer de próstata, o qual avaliou que existem 63 genes ligados à doença. Junto a isso, eles também adicionaram outros cem marcadores de DNA que já eram conhecidos por estarem conectados à enfermidade.

O novo exame já está sendo realizado em fase de testes em alguns hospitais do Reino Unido por clínicos gerais. O objetivo é reduzir a quantidade de casos da doença em homens que pertençam ao grupo de risco. Uma vez identificados, os indivíduos com alto risco genético podem ser encaminhados a realizar exames de ressonância magnética e biópsias. Até então, a ciência sabe que o câncer de próstata está associado à hereditariedade (homens que têm pais e irmãos com a doença apresentam até duas vezes mais chances de desenvolver a enfermidade), além de marcar mais fortemente homens de idade mais avançada e com descendência africana e caribenha.

Fonte Revista Galileu – Com informações do The Guardian