Disfunção Erétil

6 de setembro de 2017
Exibir Tudo

Disfunção Erétil

Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de obter uma ereção suficiente e adequada para manter uma relação sexual satisfatória para ambos os parceiros. Cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Quanto mais idoso o homem, maior a probabilidade de apresentar o problema, seja pela idade avançada ou pela maior prevalência de doenças nessa faixa etária que são fatores predisponentes ou que perpetuam o distúrbio da ereção.

Causas
Várias são as causas da impotência sexual, desde causas psicogênicas ou iatrogênicas (uso de determinados medicamentos ou cirurgias, por exemplo), até doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, endocrinológicas.

Aproximadamente 50% dos pacientes portadores de diabetes e 38% dos pacientes com doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, aterosclerose, arritmias cardíacas, doenças coronárias) têm algum grau de disfunção erétil. Além delas, as doenças neurológicas, nefropatias (doenças do rim) e depressão também estão relacionadas à disfunção

Tratamento
É fundamental a avaliação do urologista para definir o melhor tratamento para cada paciente, que poderá ser através de psicoterapia, medicamentos via oral, autoinjeção intracavernosa ou cirurgia para implante de prótese peniana.

Prevenção
Hábitos de vida saudáveis. Evitar alcoolismo, tabagismo, pressão alta e colesterol alto. Ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, entre outros.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)