Câncer de Rim

Câncer de Bexiga
6 de setembro de 2017
Câncer de Próstata
7 de setembro de 2017
Exibir Tudo

Câncer de Rim

O que é?
O câncer de rim corresponde a 2% a 3% das neoplasias malignas sendo duas vezes mais frequente em homens e mais prevalente entre os 50 e os 70 anos de idade. Existem diferentes tipos de câncer de rim e o mais comum é o carcinoma de células claras (70 a 80% dos casos). A apresentação clínica é variável.

Sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns são sangue na urina (40% dos casos), dor lombar ou de flanco (35%) e massa palpável (20%) associados ou não a outros menos específicos como emagrecimento, febre, anemia e varicocele.

Fatores de Risco
A etiologia é objeto de controvérsias e inclui hereditariedade, tabagismo e obesidade.

Diagnóstico
A caracterização do câncer de rim (40% acidental) é feita por exames de imagem entre os quais se destacam a ultrassonografia e a tomografia computadorizada de abdome. A ultrassonografia é o exame inicial mais empregado pelo baixo custo, simplicidade e por possibilitar o diagnóstico diferencial com massas císticas. A tomografia computadorizada é o exame de escolha pois detecta tumores menores que 2 cm e comprometimento de estruturas vizinhas.

A ressonância magnética raramente fornece informações adicionais em tumores localizados, porém tem indicação na suspeita de invasão vascular. O estágio do tumor tem importância fundamental no planejamento terapêutico e na avaliação prognóstica.

Tratamento
O tratamento do câncer de rim se baseia no estágio do tumor e nas condições clínicas do paciente. A principal modalidade terapêutica é a cirurgia, que tem por objetivo remover completamente a neoplasia. A maioria, por ocasião do diagnóstico, encontra-se restrita ao rim ou localmente avançada, fases em que podem ser curados ou controlados a médio ou longo prazo.

Prevenção
Os pacientes devem evitar a obesidade e a hipertensão arterial. Não fumar, ter bons hábitos de vida, praticando exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)