Alimentação inadequada amplia risco de câncer

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Alimentação inadequada amplia risco de câncer

O câncer é o crescimento desordenado de células atípicas que invadem tecidos ou órgãos podendo ou não espalhar para outras regiões do corpo, as chamadas metástases, que são tumores distantes do local de origem e potencialmente perigosas. Pensando em ficar bem longe destas atípicas celulares já se sabe que a alimentação inadequada é responsável por cerca de 20% dos casos de câncer no Brasil. Este dado é muito alarmante, considerando ainda que segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) 35% das mortes pela doença acontecem por este motivo.
Segundo nutricionistas, a manutenção do peso corporal aliado às atividades físicas regulares e a uma alimentação saudável, rica em alimentos in natura e pobre em alimentos ultraprocessados é a melhor profilaxia contra o câncer. Já sabemos até agora o quanto este comportamento saudável nos prevenirá não apenas de muitos tipos de doenças, mas do câncer também. O mais interessante é que estudos mais atuais demonstram mais tipos de alimentos que nos deixarão cada vez mais longe desta tão assustadora doença. Veja bem, estaremos falando de alimentos, não de pílulas mágicas!
Veja agora alguns dos potentes anticancerígenos e onde são encontrados:
Flavonoides: frutas vermelhas, vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola.
Cereais e sementes como nozes, soja, linhaça ajudam a prevenir câncer de mama, cólon, reto, estômago, esôfago e pâncreas.
Licopeno: pimentão vermelho, tomate, molho de tomate, melancia, goiaba, mamão, repolho roxo ajudam a prevenir câncer de próstata e mama.
Betacaroteno: abóbora, moranga, cenoura, damascos, beterraba, batata-doce, manga, pimentões, mamão, couve, agrião, rúcula e o brócolis ajudam a prevenir câncer de pulmão.
Luteína e zeaxantina: espinafre e couve ajudam a prevenir câncer de pele.
As atividades físicas regulares, manutenção de peso corporal e a prática alimentar equilibrada e inteligente pode reduzir muito as chances da doença. Outros fatores que devem ser inclusos na sua rotina são a diminuição de alimentos processados, temperos processados, limitar o consumo de gorduras, evitar alimentos defumados e embutidos, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.

FONTE: CORREIO DO POVO